Se eu posso, você pode!
Foi assim que Julie Powell pensou. A protagonista do livro Julie & Julia [1] , que após viver anos sem perspectivas profissionais em um escritório e prestes a completar 30 anos, passa por uma crise existencial. É nesse momento que ela decide se desafiar: fazer todas as receitas do livro Master of Art of French Cooking, de Julia Child, em apenas um ano, e ainda relatar todas as suas experiências em um blog pessoal, que virou livro e depois, filme. Foram 365 dias, 524 receitas e muitas histórias.
Vídeo Julie & Julia - trailer legendado (HD)
Uma cena marcante do filme foi o momento em que ela publica o blog, acreditando que não esta sendo ouvida. Com o tempo, os leitores começaram a aparecer, dar sugestões e até mesmo enviar ingredientes para o preparo de cada receita. Certamente, o êxito de Julie foi alcançado através do apoio e da colaboração de pessoas que talvez ela nunca conheça, mas que foram a força essencial para a sua conquista.
O Blog (weblog) é uma página pessoal publicada na internet, diferente de uma página web porque se assemelha a um “diário pessoal”. Possui facilidade de atualização e construção de texto autoral, podendo publicar as opiniões de um ou mais autores, links interessantes, fotos e imagens, dentre outros.
Podemos até comparar os blogs aos sites web dos anos 90, quando estes começaram a surgir, na sua maioria eram estáticos. A diferença é que os blogs, essas páginas personalizadas, trouxeram uma grande inovação para o usuário comum, pois elas podem ser criadas sem a necessidade de conhecimento em programação e serem facilmente atualizadas (dentro do conceito Web 2.0). As ferramentas de criação e manutenção de blogs permitem a edição e postagem gratuita de textos na web sem qualquer conhecimento de linguagem de programação. Ex: Blogger ,Wordpress.
Mas como surgiu o " blog"?
O termo "weblog" foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação "blog", por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com (WIKIPEDIA, 2011).
O conceito de blog evolui ao ritmo da criatividade e imaginação dos seus usuários e tem despertado o interesse de jornalistas, investigadores, professores, comediantes, consultores de moda, dentre muitos outros profissionais. As vantagens em criá-lo são: a facilidade no manuseamento das ferramentas de publicação,
a interface amigável que permite ao utilizador centrar-se no conteúdo e a rápida atualização.
Cada dia mais popular na internet, o blog possui um formato de texto que desperta o interesse dos leitores por suas características simples e objetivas. Nele o blogueiro poderá se expressar como se estivesse conversando com o leitor e ainda fazer uso de outros recursos midiáticos para expressar as suas opiniões sobre acontecimentos (imagens, vídeos e som). O feedback das mensagens postadas reforça essa interatividade. Um recurso muito usado é a integração dos blogs às redes sociais, pois ao escrever um texto é possível divulgá-lo automaticamente em outras páginas pessoais.
Outro fator de fomenta a sua popularidade é a facilidade de publicação em relação às linguagens de programação, pois para se ter um blog não é necessário ter uma conta em um servidor ou saber programar. Basta ter um email, acessar um dos sites que oferecem hospedagem dos blogs aos seus usuários e criar uma conta. Em poucos minutos, qualquer pessoa pode criar a sua página e personalizar sua template. Ele também pode ser administrado individual ou coletivamente. Neste último caso, é possível incluir mais de um autor ou torná-lo uma página institucional.
É possível encontrar milhares de blogs na internet abrangendo toda a diversidade de temas, dos mais específicos aos mais gerais, criados com objetivos de natureza diversa (lúdica, informativa, política, de intervenção cívica etc.), sendo encarados pelo seu autor como forma de expressão de natureza íntima e intimista (apesar de num espaço com um público potencial à escala mundial).
[...] Um blog pode ser para o seu autor um simples arquivo de links úteis enriquecido com comentários ou descrições do seu teor. Pode também constituir um registro digital das reflexões e/ou emoções do seu autor ou apresentar-se com um espaço de troca de ideias e confronto de perspectivas, procurando o escrutínio público e incentivando a participação dos “bloggers” que o visitam (GOMES, 2005, p.312)[2].
Como você deve ter percebido, ao entrar no universo dos blogs, sempre encontraremos alguns conceitos peculiares a essa ferramenta, são eles:
Recomenda-se que o novo “blogueiro” explore os ambientes e as ferramentas do seu blog, teste as suas possibilidades, adicione gadgets e busque novidades e tutoriais pela web. Ao publicarmos um texto num espaço visível por todos e não apenas em grupos fechados ou mesmo em sala de aula, tornamo-nos autores de uma ferramenta de comunicação de grande alcance. Esse fator aumenta também a nossa responsabilidade sobre aquilo que escrevemos e permitimos que seja publicado.
Por isso, devemos validar as informações postadas, cultivar a proximidade, valorizar contribuições e reconhecer o potencial educacional dos blogs. E no caso de comentários anônimos e maliciosos, vale ressaltar que os blogs oferecem a opção de restringir comentários em nossas páginas que não estejam de acordo com padrões éticos sociais.
Atualmente, o blog evoluiu e já integra vários formatos como fotoblog (ou fotolog), o videoblog (videolog ou vlog) ou moblog (para tecnologias móveis).
Para navegar e fazer parte da blogosfera, é importante darmos início ao nosso próprio blog.
Vamos embarcar juntos nessa?
Vamos embarcar juntos nessa?
Carpe Diem!
Lu Ricas
Lu Ricas
Referências Bibliográficas:
[1]POWELL, J. “JULIE & JULIA. 365 dias, 524 receitas e uma cozinha apertada”. Tradutor: HUBNER, A. Editora: Conrad do Brasil, 2007.
[2]Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica. Acesso em: 23 de fevereiro de 2012.
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